Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Estabelecimentos podem doar alimentos não comercializados a pessoas necessitadas

A lei está em vigor desde 24 de junho de 2020

há 4 anos

No dia 24 de junho de 2020 entrou em vigor a Lei 14.016/2020 que trata da possibilidade de estabelecimentos dedicados ao fornecimento de alimentos doarem o excedente não comercializado. Estão incluídos os produtos in natura, industrializados e as refeições prontas para o consumo. Ficam abrangidas na hipótese as empresas, hospitais, supermercados, cooperativas, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos que forneçam alimentos preparados para o consumo de trabalhadores, empregados, colaboradores, parceiros, pacientes e clientes em geral.

Os produtos, no entanto, devem estar dentro do prazo de validade e com as propriedades nutricionais íntegras.

As doações devem ser realizadas a pessoas, famílias ou grupos em vulnerabilidade social ou risco nutricional ou alimentas.

A doação não configura relação de consumo. No entanto, o estabelecimento pode ser responsabilizado civil, administrativa ou criminalmente caso tenha agido com dolo específico de causar dano à saúde.

________________________

* Não quer mais errar ao elaborar uma petição inicial? Esse e-book prático vai te ajudar! Clique aqui

* Combo jurídico completo, com material Tributário e Previdenciário, atualizado em 2020: Clique aqui

  • Sobre o autorMatheus Menezes Rodrigues, Especialista em Direito Público
  • Publicações15
  • Seguidores36
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações56
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estabelecimentos-podem-doar-alimentos-nao-comercializados-a-pessoas-necessitadas/870329275

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)